Livros
Lançado em maio de 2024, o livro “Universidade e Educação Básica: Ensaios Bosianos” obteve a participação de 51 pesquisadores (inclusive alguns pesquisadores vinculados ao GPublic) para a construção dos 26 ensaios.
Entre os temas discutidos nos ensaios estão os dilemas da educação básica no Brasil, conceitos e teorias da educação, políticas e instituições do campo educacional, tecnologias da informação e comunicação, inovações curriculares em licenciaturas interdisciplinares em ciências e sobre temas contemporâneos transversais, antirracismo, desigualdades e o conceito de competência na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
O livro é resultado dos estudos sobre agricultura familiar dos professores Claudia de Souza Passador, Flavia Trentini, Luís Fernando Soares Zuin e Iara Pereira Ribeiro, docentes da Universidade de São Paulo de 3 (três) unidades diferentes – Faculdade de Administração (FEARP), Faculdade de Direito (FDRP) e Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA) e dos bolsistas Paola Loudeiro Alves e Taffarel P. Marques, financiados pelo Programa Unificado de Bolsas (PUB/USP), em que, cada um dos autores com saberes e enfoques de pesquisas diversos, mas unidos pelo propósito de produzir conhecimento teórico, técnico e prático em linguagem acessível ao seu público de interesse, ou seja, agricultor e agricultora familiar, mas que também possa ser utilizado como material de apoio aos extensionistas rurais, sindicatos, associações multiplicadores do conhecimento e essenciais para a implementação dos direitos
Os grupos de pesquisa no Brasil e Portugal, Centro de Estudos em Gestão e Políticas Públicas Contemporâneas (Gpublic – IEA – USP) e NOVA Health Economics and Management Knowledge Center (NHEM – NOVA), firmaram uma parceria (sem financiamento) para o desenvolvimento da pesquisa intitulada: “EXPECTATIVAS DA POPULAÇÃO BRASILEIRA FRENTE À PANDEMIA COVID-19”. Para a realização da pesquisa, optou-se pelo desenvolvimento de questionário eletrônico (survey) com as seguintes dimensões: gravidade da doença; risco de infecção e nível de preocupação; o desempenho das organizações nesse período; nível de adesão e concordância com as medidas não-farmacológicas; confiança e fatores influenciadores em tomar ou não a Vacina para a Covid-19; e fatores sociodemográficos e políticos (o questionário completo pode ser encontrado nas próximas páginas, assim como as bases referencias teóricas para sua elaboração).
Pesquisas realizadas
Portanto, esse curso irá discutir o uso de novas tecnologias na agricultura familiar; entender o que é inovação tecnológica e social e suas distintas possibilidades; visualizar diferentes políticas públicas que podem auxiliar no processo de inovação; comprender as diferentes trilhas de inovação para agricultura familiar através da gestão, produção e marketing; pensar em agregar valor através da agroindustrialização, agroturismo e agroeventos (AVAAA); e entender como usar as tecnologias digitais.
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