Assunto: fatores de efeito no desempenho de estudantes de escolas públicas.
Autores: FERNANDES, T.
Ano: 2023
DOI: https://doi.org/10.11606/D.96.2023.tde-14112023-094439
Resumo:
Este estudo apresenta uma síntese do ensino fundamental público na região metropolitana de Ribeirão Preto. Por meio da análise dos dados coletados, foi possível identificar variáveis que exercem influência no desempenho escolar dos estudantes, fornecendo informações para gestores educacionais e responsáveis por políticas públicas na área da educação.
Devido à desigualdade de recursos e oportunidades, compreender quais fatores se relacionam com o desempenho dos alunos permite direcionar recursos e esforços de maneira mais eficaz, visando contribuir para o ODS 4, que envolve a busca por uma educação mais inclusiva, equitativa e de qualidade para todos. Além disso, esse estudo também permitiu identificar municípios que necessitam de maior atenção em termos de desempenho escolar.
Ao analisar os resultados obtidos, é possível direcionar recursos adicionais e implementar estratégias específicas para essas localidades, a fim de promover melhorias educacionais.